segunda-feira, 4 de novembro de 2013

NÃO FOI no GRITO 083.

...e o RESTO é GRITARIA
para apenas marcar um território transitório.

 A MONOCULTURA do GRITO -  apresentado como  sinônimo  e expressão das ricas  TRADIÇOES, REGIONALISMO e as potenciais PROJEÇOES FOLCLORICAS SUL-RIO-GRANDENSES - necessita retornar, estudar e socializar adequada e civilizadamente o autêntico protagonismo do PODER ORIGINÁRIO. Apresenta-se, aqui por meios das imagens o estudo, o trabalho e real conhecimento do PODER ORIGINÁRIO desenvolvido no vizinho Uruguai, no contraste com esta MONOCULTURA do GRITO SUL-RIO-GRANDENSE.


Fotograma do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 01 – A cena desta imagem foi extraída do  filme “ARTIGAS – LA REDOTA”. Ele foi concebido, ensaiado e rodado para marcar o bicentenário do inicio da soberania do povo uruguaio. Reuniram-se para criar, efetivar e exibir este filme, artistas, intelectuais, políticos e economistas. Os expectadores  que não se deixaram subjugar as narrativas do tema, nem as imagens e as licenças poéticas dos seus dirigentes, puderam apreciar um mosaico de pesquisas históricas.  Mosaico resultante dos mais variados estudos, cultivo das culturas e socialização de manifestações  presentes e atuantes  PODER ORIGINARIO do seu Estado nacional uruguaio. Esta produção audiovisual  tratou, por todos o meios, manter-se coerente com as fontes da cultura e a arte do Uruguai. Para tanto diretores, atores, coadjuvantes e figurantes souberam compreender, interpretar e agir  de forma coerente com as fontes de  sua identidade.  
Quem permanecer na superfície do saber popular cai no puro ritual mítico ou o confunde com a Natureza e adota a MONOCULTURA do GRITO. Na mitificação do PODER ORIGINÁRIO e o seu seguidor tornam-se presas fáceis da propaganda e do marketing. No outro extremo, saber popular ao ser confundido com a Natureza, mistura a criação humana com condicionamentos de toda ordem.


Fotograma do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 02 – Apesar de o Uruguai ter na sua base material uma civilização de cavaleiros e de uma cultura equestre, o animal é mantido na sua proporção e protagonismo. O realce neste fotograma do  filme “ARTIGAS – LA REDOTA” é para os diversificados agentes do PODER ORIGINARIO do Estado nacional uruguaio.  Agentes cujo protagonismo foi cultivado por meio de estudos sérios e a qualificação dos mais diversos segmentos culturais, econômicos, políticos e étnicos. Estudos, cultivo e reprodução através das gerações do qual se afastou todo ecletismos amadorísticos. Ecletismo que descamba para uma geleia geral onde todos acabam perdendo sua identidade e razão de ser. Desqualificação, geleia e ecletismo qu abre imensos espaços e oportunidades aos mais variados mediadores, atravessadores e dos pretensos tuteladores de todos e de ninguém.

 Há necessidade de sabedoria na pesquisa para distinguir, nestes condicionamentos e perceber neles a variedade de origens de suas fontes. De outro há o trabalho de remover entulhos provenientes de ruinas alheias e de  um passado morto.
O contraste entre paradigmas opostos ajuda e evitar que este trabalho seja mitificado ou, ao contrário, se naturalize. Contraste entre regimes de Estados totalitários que se apropriam e usam o saber popular na sua propaganda e marketing. No contraste o fluxo livre da Vida e o protagonismo do PODER ORIGINÁRIO desenvolvido na coerência com o aqui e o agora.


Fotograma do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 03 – O criterioso estudo das línguas nativas da cultura e a arte do Uruguai propiciou imagens convincentes no  filme “ARTIGAS – LA REDOTA”.  A primitiva base do o PODER ORIGINÀRIO do seu Estado nacional uruguaio foi tratada nos seus aspectos materiais. Esta silenciosa e altiva cultura conseguiu diante da feroz e espoliativa escravidão e do Regime Colonial manter a sua identidade. Voltados para a não agressão da Natureza certamente será uma das que menos terão de lamentar o debacle  de uma civilização que transferiu toda a sua fé e crença para a tecnologia de ponta.

Este contraste entre paradigmas opostos tornou-se evidente, política e estrategicamente, logo após a II Guerra Mundial. A ONU empreendeu uma verdadeira “Missão do Folclore”, através da UNESCO, para contrapor as verdadeiras fontes da soberania do PODER ORIGINÁRIO aos mediadores, atravessadores e tuteladores que usaram ideologias totalitárias, centralistas e nacionalistas. Estas ideologias totalitárias haviam se valido das forças populares e nacionalistas como combustível para alimentar a catastrófica II GUERRA MUNDIAL. No Brasil o Estado Novo queimou publicamente a bandeira do Rio Grande do Sul  e dos demais estados regionais, no Rio de Janeiro, proibido os seus escudos e os seus hinos.


Fotograma do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 04 – O indígena conhece a virtude de cada planta. Isto lhe  permite produzir alimentos provenientes da terra na qual praticam a Ecologia desde tempos imemoriais. Aqui uma cena para o  filme “ARTIGAS – LA REDOTA” não é uma reconstrução gratuita, O estudo, o cultivo reprodução dos hábitos, o cultivo dos vegetais e o saber  ancestral da terra dos primeiros habitantes do continente fornecem as bases culturais e artísticos de um Uruguai  profundo e em ambientes condignos. O  Estado nacional soube preservar e identificador este saber ancestral o como um dos traços marcantes do seu PODER ORIGINÀRIO.  
As verdadeiras fontes da soberania do PODER ORIGINÁRIO tornam coerentes as crenças, as expressões, as percepções, e divulgação da “Missão do Folclore” na concepção e trabalho de Vilhena .  Contudo com o passar do tempo arrefeceram as crenças, as expressões, as percepções e a divulgação da “Missão do Folclore”. Aos poucos aconteceu algo semelhante  com o silêncio que tombou sobre  as Missões jesuíticas no  Rio Grande do Sul que foram ficando no passado. A força da inércia da “Missão do Folclore” continuou a empurrar adiante de algo que foi perdendo sentido. Perdeu o seu sentido como projeto civilizatório compensador das violências estatais totalitárias do passado recente. O saber da “Missão do Folclore” naturalizou-se na medida em que a força entrópica do esquecimento se alastrou e atingia aqueles que nada sabem ou não querem saber do sentido primordial das suas fontes.


Fotograma do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 05 – O vestuário, o sentido de pertencimento e as raízes das afrodescendentes guardam - na cultura e a arte do Uruguai - muito mais dos hábitos do continente de origem do que em outras partes do continente para onde o Regime Colonial levou a feroz e espoliativa escravidão.  O Estado nacional uruguaio tratou, por todos o meios, manter-se coerente com as  fontes de seu PODER ORIGINARIO.

Os regimes totalitários servem-se como uma luva do KITSCH. Este - conceituado como “o que nasce consumido” por Umberto Eco – é instrumento de propaganda e de marketing do seu poder total, centralista e excludente de qualquer contraditório. Instrumento para seduzir, calar e desqualificar o seu próprio PODER ORIGINARIO. Os  mediadores, tuteladores e atravessadores - a serviço regimes totalitários - USAM o KITSCH, pois sabem que 95% é redundância em COMUNICAÇAO. O horizonte intelectual de qualquer mídia é a idade mental de 12 anos de um ser humano,  além do mais. Assim a criação, o  original e a Arte são inimigos declarados de regimes totalitários pois pode desmascara o embuste, a frágil artificialidade e a rigidez dos regimes totalitários .   


Pedro FIGARI (1861-1938) Candombe uruguaio
Fig. 06 – O candombe representa na cultura e na arte do Uruguai a somatória da dança, do vestuário, dos hábitos comandadas pelo ritmo e som da música de raiz africana. Cultivado com a mesma hierarquia das demais expressões  do seu PODER ORIGINÀRIO do seu Estado nacional. O seu estudo, prática e reprodução manteve coerente com as suas fontes, apesar dos frequentes curtos circuitos do poder tão comuns em países que os seus cidadão  passaram mais da metade da sua existência desta região no Regime Colonial e carcomidos pela feroz e espoliativa escravidão.

O fosso entre a gritaria do pseudo tradicionalismo traduz-se pelo distanciamento mantido pelas universidades. Fosso no qual jazem as reiteradas tentativas e fracassos na busca da interação erudita e ínsita. Para conhecer, avaliar e reproduzir as autênticas forças do protagonismo do PODER ORIGINÁRIO estas necessitam dar tempo e condições para si mesmas. Tempo e condições para ter coragem e força  de uma autêntica e coerente ruptura epistêmica. Não se trata de eventos e cursos passivos e autoritários para trocar paradigmas antigos para aqueles da moda. Evidente que há necessidade de retorno para a universidade. Universidade, no entanto que possui no seu horizonte o cultivo continuado do hábito da integridade intelectual. Certamente foi superada a fase da “Missão do Folclore” na qual a III SEMANA NACIONAL de FOLCLORE aconteceu em Porto Alegre, entre 22 e 29 de agosto de 1950. O evento reuniu as expressões mais significativas do resgate, estudo e a projeção pública das autênticas expressões do PODER ORIGINARIO dos Estados brasileiros. No entanto, como todos os eventos, ele também não foi competente para retornar ao contínuo, ao estudo e para a socialização adequada e civilizadamente daquilo de autêntico que veio após ele.
A cadeira de Folclore foi oferecida, no dia 03 de abril de 1939, por Dante Laytano (1908-2000) ao IBA-RS. Uma geração de esforçados e brilhantes estudiosos se debruçou sobre o saber proveniente das camadas populares e tentaram racionalizar este legado como o fez Glaucus Saraiva. Porém tudo isto jaz na memória desativada das universidades e em condições semelhantes das Missões jesuíticas do passado colonial. Alo jazem as pesquisas de Paixão Cortes e de Barbosa Lessa realizadas no Uruguai, a pedido de Dante Laytano.  Músicas, vestuários, danças e alimentos apresentados, entre 22 e 29 de agosto de 1950, na III SEMANA NACIONAL de FOLCLORE que aconteceu em Porto Alegre. Pesquisas das expressões populares - que eles adaptaram ao repertório sul-rio-grandense para o evento - que se naturalizaram e se mitificaram ao longo do tempo passando a ser visto como algo ancestral e intocável.


Fotograma do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 07 – Uma imagem do filme “ARTIGAS La REDOTA” reproduz uma oca primitiva indígena e a vida ao seu entorno. Rememora cenas da cultura e a arte do Uruguai a partir da vida despojada das primitivas tribos nômades e por isto não cumulativa e consumista. Este despojamento e gratuidade da Vida Humana está bem presente nas práticas  do seu Estado nacional. Este Estado manteve-se coerente com as suas fontes, apesar dos frequentes curtos circuitos do poder provocados por acumuladores do poder econômico, político e material em atrito com esta mentalidade mais próxima da vida  despojada do seu PODER ORIGINÀRIO.

Percepção e paradigma estatal totalitária que se reproduz em cada indivíduo, como num fractal. A soberania do Estado que se afirma e impõe face à soberania da nação, do povo e do cidadão. O  problema especifico não é este. Constitui problema, de um lado a aceitação passiva ao estilo do regime colonial e escravocrata. De outro a atomização e o consequente esmigalhamento de um projeto coletivo que se torna irreconhecível e perde toda a sua eficácia fundante. Do lado passivo a aceitação de apenas um único agente conduz à monocultura étnica, cultural e política que impossibilita qualquer contrato coletivo. Do lado da entropia significa o retorno ao caos primordial e a lei do mais forte onde  também torna-se impossível qualquer contrato coletivo.

Um salão de Candombe uruguaio em Colônia do Sacramento
Fig. 08 – A forte rica cultura afro-uruguaia conhece verdadeiras escolas de seu estudo em alto nível, prática assídua e reprodução e reprodução de geração em geração sem esmorecimentos ou solução de continuidade. Uma  das forças do PODER ORIGINÀRIO do seu Estado nacional do Uruguai sabe do perigo do retorno do Regime Colonial transvestido em outras formas econômicas, técnicas e políticas. Sabendo das angústias a feroz e espoliativa escravidão pela qual peregrinou angustiada redobra a atenção continuada além de interage em igualdade de condições com as demais etnias e culturas. Contrapõe a alegria  e a liberdade da qual foi privada tanto tempo e nas piores condições .

Mas enquanto não se instala este caos e entropia, agente isolados, e em nome própria, exaltam e promovem a docilidade e a obediência do povo. Inclusive transfiguram em virtude os mais baixos graus de heteronomia, de degradação e aniquilação da vontade própria. O passo seguinte é outra forma de colonialismo e de escravidão requentada, mas não menos feroz instrumento de dominação individual e coletiva. A terra mais produtiva do Rio Grande do Sul ficou sob o tapete de uma pecuária do tempo do Regime Colonial ibérico. A parte Norte desprezada pelos latifundiários, entregues ao imigrante pobre, é hoje o sustento da economia e em franca capitalização. Escravidão e regime colonial comandada pelo cavaleiro e pertinaz mentor e construtor de leis que brotam do seu cérebro iluminado,  onipotente, eterno e onipresente. Porém uma destas suas leis proíbe-lhe usar as alvas mãos regadas por um pretendido sangue azul e legitimadas e assinalada  de brasões nobiliárquicos.


Fotograma do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 09 – A velha e ancestral carreta romana e as juntas de bois marcaram profundamente a cultura e a arte do Uruguai. Muitas vezes era uma casa sobre duas rodas. No lugar  de ídolos individuais, ou da imagem do rei o  Estado nacional soube transformar a carreta em momento do esforço coletivo  de seu PODER ORIGINÀRIO. A sua imagem do filme “ARTIGAS La REDOTA” sublinha  também o nomadismo, a gratuidade e a transitoriedade dos protagonistas de ocasião no poder, da fortuna e da vida em geral.

Enquanto isto acontecia no Rio Grande do Sul, o Uruguai soube proceder com humanidade, proporção e coerência no cultivo continuado da sua soberania. Preservou e valorizou as ruinas do passado brasileiro como Colônia e os fortes lusos. As suas praias refletem a sua cultura de acolhimento sem agressão à natureza convidando ao descanso do intenso e obstinado trabalho. Trabalho que evolui para um dos maiores produtores mundiais de lácteos e carnes de primeiríssima qualidade disputado avidamente pelo  mercado mundial.
A alta cultura que o Brasil deveria importar da cultura Uruguai resultou num atroz kitsch. Kitsch que Umberto Eco bem conceituou como “o que nasce consumido”.
Em resumo percebe-se uma monocultura gaúcha e nacional, se decorre de um Estado monocrático resultante de forças arcaicas monocráticas presas em defasadas monoculturas econômicas, políticas e produtivas. Neste cenário a metade sul gaúcho vegetou num estagnado sistema bovinocultor. Enquanto isto o vizinho Uruguai implementou um projeto seu Estado nacional. Este soube descer ao PODER ORIGINARIO. Com ele realizou um trato que manter coerente com as suas fontes, cuidar delas, por todos os meios, e reproduzir, este projeto, em todas as suas sucessivas gerações e em todos os seus cidadãos.



grama do filme “ARTIGAS - La REDOTA   http://2011.festivaldorio.com.br/filmes/artigas-la-redota/
Fig. 10 – As relações dos colonizadores europeus com os primeiros ocupantes das terras americanas sempre foram tensas e com fronteiras e limites traçados de parte a parte. A maioria dos Estados nacionais, que se formaram ali no início do século XIX, teve, e continua a ter, problemas nas suas interações étnicas, culturais e econômicas com o indígena. Uma cena do filme “ARTIGAS La REDOTA” sublinha a interação respeitosa do fundador do projeto da soberania do Estado nacional do Uruguai com a  cultura indígena. Apesar de Artigas ser afastado da concretização deste projeto por forças obscuras,  o seu exemplo vingou pelas lembranças do PODER ORIGINÀRIO uruguaio que não se rendeu a outra  formas de continuação do Regime Colonial e que praticava escravidão uma feroz e espoliativa.
O resto é gritaria.  Restam as leis implacáveis mantidas pelos condicionamentos comandadas pela Natureza. Leis primordiais de forças que se expressam pelo berro, pelo rosnar e pelo grito. Gritos, rosnar e berros para marcar territórios provisórios das espécies vivas.  Espécies vivas que não possuem acesso á reflexões sobre si mesmas, carentes de um projeto de uma civilização igualitária entre as demais espécies e estável no tempo.

FONTES BIBLIOGRÀFICAS
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa : DIFEL, 1989 , 298 p.

III SEMANA NACIONAL de FOLCLORE 22 a 29 de agosto de 1950 em Porto Alegre – Anais- Rio de Janeiro : Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura IBECC  1950  103 p.

ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976, 287 p.  (A teoria da informação  -  pp. 94 107)

LAYTANO, Dante (1908-2000) Folclore do Rio Grande do Sul: levantamento dos costumes e tradições gaúchas (2ª ed). Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brides, 1987, 350 p. (Coleção  temas  gaúchos) ISBN 8570610718

PÉCAUT, Daniel Os intelectuais e a política no Brasil. São Paulo : Editora Ática, 1990, 335 p.

SARAIVA, Glaucus (1921-1983). Manual do Tradicionalista: orientação Geral para tradicionalistas e centros de tradições gaúchas. Porto Alegre: Sulina, 1968  221 p.

VILHENA, Luis Rodolfo (1963-1997). Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964.   Rio de Janeiro : Funarte 1997. 332p.

FONTES NUMÉRICAS DIGITAIS.

A obra  de Juan Manuel BLANES (1830-1901)

AVANTESMAS em PEDRA

CONTEMPLANDO a sua  PROPRIA CRUELDADE.

ENTARTETE KUNST

Filme “ARTIGAS - La REDOTA”

KITSCH a SERVIÇO de REGIMES TOTALITARIOS
Queima publica da bandeira do Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em
19.11.1937. proibido seu escudo e o seu hino.

REALISMO SOCIALISTA

TRAGICA ESCULTURA ASSIRIA

VILHENA e MISSAO do FOLCLORE

Este material possui uso restrito ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou de apoio financeiro nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários
Este material é editado e divulgado em língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma.

Comunicação por e-mail 

Face book em:

  blog : 1ª geração
ARTE

  blog : 1ª geração
FAMÍLIA SIMON


  blog :  1ª geração NÃO FOI no GRITO
SUMÁRIO do 1º ANO de postagens do blog
SUMÁRIO do 2º ANO de postagens do blog

  blog 5ª geração + site
a partir de 24.01.2013
PODER ORIGINÀRIO

Site desde 2008
 
Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário